Aprenda a limpar paredes utilizando vinagre

Aprenda a limpar paredes utilizando vinagre

Os produtos de limpeza domésticos são capazes de ser caros e nocivos, fazendo com que várias pessoas busquem outras alternativas. O vinagre é um ótimo multiuso e, ainda, pode ser empregado para limpar paredes. Você pode gerar uma diluição de limpeza simples com vinagre e água. Mesmo que seja uma solução natural, certifique-se de executar uma análise de mancha antes de seguir para garantir paredes verdadeiramente limpas.

Proteja seu piso antes de começar a limpar as paredes

vinagre Coloque uma toalha ou toalhas ao longo do rodapé das paredes que você tenciona começar a limpar. As esponjas que serão utilizadas na limpeza nunca devem encontrar-se molhadas a fim de evitar que pingos escorram pelas paredes. Conserve certas toalhas e flanelas de limpeza por perto para o caso do balde com a diluição virar.

Ventile o local em que vai ser realizada a limpeza

Dependendo de quão forte a sua diluição é, você pode julgar o aroma de vinagre um pouco desagradável. Se for o caso, abra uma janela ou ligue determinados ventiladores a fim de favorecer a movimentação do ar. Os eflúvios de vinagre não são perigosos, entretanto eles podem deixar você nauseado. Uma vez feita a limpeza da parede com o vinagre, o trabalho tem a necessidade de ser efetuado com paciência, um trabalho afobado é capaz de levar a gotas e outras manchas de água que irão continuar visíveis nas paredes quando estiverem secos.

Desconecte as tomadas das paredes

Desconecte os condutores de alimentação de energia das tomadas. Se pretender limpar as tampas de saída e/ou onde encobrem a parede, desligue a energia dessas tomadas antes de iniciar a limpeza da parede. Faça o mesmo para interruptores de luz, cabos de telefone e outros dispositivos com eletrocondutividade.

Remova a decoração pregada na parede

decoracao-da-casa Caso você esteja limpando a parede por completo ao invés de higienizar o local mais sujo, retire tudo que esteja colado na parede. Assegure-se de que vai ser uma limpeza meticulosa, sem fechamentos que consigam estar ocultando impureza. Isto pode englobar fotografias, molduras ou outras obras artísticas; suportes, mancebos ou outros pertences práticos; dispositivos eletrônicos como televisões ou alto-falantes colados na parede.

De que modo preparar uma mistura com vinagre para limpar paredes

Inicie com uma mistura leve. Uma quantidade relativamente pequenina de vinagre combinada com água morna pode ser suficiente para a prática ao longo da grande parte do tempo. Misture apenas duas a três colheres de sopa de vinagre branco destilado com 1L de água em um balde ou recipiente semelhante.
Tenha em vista que você vai estar levando esse balde ao redor da sala. De acordo com o tamanho do seu recipiente, adeque as dimensões de acordo com o preciso a fim de manter o receptáculo parcialmente completo a fim de evitar que esparrame.

Limpe primeiramente um ponto de sua parede

Escolha uma área que está bloqueada de vista por móveis ou encoberta. Molhe uma esponja na sua diluição e aperte-a até que o excesso de água tenha sido espremido. Limpe a área fazendo deslocamentos circulares, utilizando uma compressão baixa. Reprise com uma outra bucha e água limpa para enxaguar. Logo em seguida, enxugue com um pano delicado ou uma flanela.
Utilize buchas aveludadas (ao contrário de um tipo mais abrasivo destinado a friccionar panelas queimadas), especialmente se suas paredes encontrarem-se pintadas. Usar buchas mais rígidas é capaz de danificar a superfície da sua pintura.

Aplique mais vinagre se necessário

Verifique o primeiro lugar que escolheu para limpar com o restante das paredes. Se a sua mistura fez efeito, mantenha nos parâmetros em que está. Se o ponto de prova ainda parecer sujo, acrescente a parcela de vinagre para a água e repita a higiene. Comece adicionando ½ xícara de vinagre ao seu litro d’água. Se isso ainda parecer fraco, persista adicionando meia xícara de vinagre gradualmente até obter uma mistura eficiente para limpar a parede. Paredes excessivamente imundas são capazes de exigir uma proporção de duas partes de vinagre para 3 partes d’água.

Acrescente o bicarbonato de sódio à diluição

Se a impureza nas suas paredes estiver aglomerada, você pode ter necessidade de uma solução um pouco mais abrasada do que só vinagre e água. Comece adicionando ¼ de xícara de bicarbonato de sódio à sua combinação e experimente outra vez. Ainda assim, tenha em vista que se as suas paredes são coloridas, agentes abrasivos como bicarbonato de sódio são capazes de avariar a pintura, especialmente se o suporte for em látex. Se a sua solução começar a mirrar sua tinta, talvez seja indispensável ministrar uma nova faixa de tinta em vez de limpar.